Bom Dia a todos. Fornecemos informações úteis em português dirigido aos estrangeiros que vivem no Japão. Esta é a edição numero 92.
Desta vez, falaremos sobre mudanças no sistema público de admissão ao ensino médio. Os dados de todo o Japão mostram que a taxa de estudantes japoneses que frequentam o ensino médio é de aproximadamente 99%. Por outro lado, a porcentagem de estudantes estrangeiros situa-se na faixa dos 60%, um número baixo, mas está a aumentar gradualmente. No estado de Gunma, a taxa de estudantes estrangeiros matriculados em escolas secundárias japonesas que seguem para o ensino médio está na faixa de 90%, em algumas cidades.
Para os estudantes estrangeiros, um dos obstáculos mais difíceis para ingressar no ensino médio é a disciplina de língua japonesa. Especialmente para os estudantes que vêm de seu país de origem para o Japão no meio do processo de educação escolar, são necessários muitos anos para adquirir o dominio da língua japonesa necessária para estudar as disciplinas. O estado de Gunma mudará seu sistema de exames de admissão ao ensino médio público (colegial=kouukou ) em fevereiro de 2024 para um sistema que dará aos estudantes estrangeiros uma gama mais ampla de opções de exames de admissão para ingressar al colegial.
Especificamente, a partir de 1º de fevereiro de 2024, os estudantes cujo período total de permanência após a entrada no Japão for inferior a 6 anos, alunos que estejam recebendo instrução individual de aprendizagem da língua japonesa na escola fundamental 2 (chuugakko) no momento da inscrição para o exame de admissão.
O diretor da escola fundamental 2 (chuugakko) reconheçera a necessidade de orientação na aquisição do idioma, alunos estrangeiros serão elegíveis a usufruir desta nova mudança de disciplinas do exame de admissão. para o ingresso no ensino médio.
Normalmente, o exame consiste em 5 disciplinas: japonês, inglês, matemática, ciências e estudos sociais, mas alunos estrangeiros que estão na situação citada acima poderá prestar o exame em sómente 2 disciplinas, matemática e inglês, e redação em vez de japonês. A entrevista será em japonês ou inglês. Esta mudança do exame de admissão do governo do estado de Gunma tem por objetivo aumentar as chances dos alunos estrangeiros ingressar ao ensino médio (koukou) e proporcionar-lhes uma gama mais ampla de oportunidades educacionais.
Consulte o professor da sua escola para obter detalhes sobre o procedimento do exame, pois pode haver alterações nos documentos solicitados para a inscrição ao exame.
Além disso, com o objetivo de tornar o ensino da língua japonesa diciplina formal do curriculo após o ingresso no ensino médio, este ano os educadores estão realizando uma pesquisa no Colegio de Ensino Médio Ota Flex Koukou como escola modelo. Se for implementado oficialmente, haverá mais oportunidades de aprendizagem para os alunos estrangeiros que precisam estudar japonês.
O "Gunma Gaikokujin One Stop Center" telefone 027-289-8275、atendimento de segunda a sexta-feira no horário das 9:00 ás 17:00 horas.
O conteúdo da transmissão de hoje pode ser encontrado na seguinte página da internete, onde poderá ouvir e ler outra vez o conteúdo da transmissão.
https://jp-ed-gcommunity.jimdofree.com/
A próxima transmissão está programado para sexta-feira dia 15 de dezembro ás 8:05 hs. da manhã, mais ou menos 5 minutos de transmissão. Contamos com sua audiência.Um bom dia para todos.