Bom dia a todos. Fornecemos informações úteis em português para pessoas quem moram no japão esta é a transmissão número 107.
Nesta ocasião falaremos sobre sistema de educação escolar no japão.
No Peru, a educação é obrigatória dos 5 aos 17 anos, o que equivale a 12 anos de escolaridade. A educação inicial, primária e secundária são obrigatórias. No Brasil, a escolaridade obrigatória é de 9 anos, dos 6 aos 15 anos, mas a frequência ao ensino médio é opcional. No Japão, durante os 9 anos entre 6 e 15 anos, 6 anos de escola primária e 3 anos de escola secundária. O ano letivo no Brasil vai de fevereiro a dezembro. No Peru, ocorre de março a fevereiro do ano seguinte, enquanto no Japão, ocorre de abril a março do ano seguinte.
No Japão, a Constituição estipula que os pais têm a responsabilidade de proporcionar educação aos filhos. A Constituição se aplica aos japoneses, os pais estrangeiros não são obrigados a fazê-lo. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança estabelece que as crianças têm direito à educação. O Japão também ratificou o tratado, crianças estrangeiras que vivem no Japão. Tem o direito de receber educação em escolas primárias e secundárias no Japão.
No Brasil e no Peru, a educação é obrigatória, mas as crianças podem repetir o ano escolar se não atingirem as notas mínimas. No entanto, no Japão, há uma lei do sistema educacional japonês que especifica que todas as crianças passem de ano sem repetir.
A língua japonesa é uma das barreiras que impedem o avanço educacional de estudantes estrangeiros. Se você não fala japonês o suficiente e tem dificuldade em entender as aulas. Nas cidades de Isesaki, Ota e Oizumi, há suporte no ensino para estudantes estrangeiros. Há salas de aulas de japonês nas escolas.
No Brasil e no Peru, as crianças podem ir à escola por diferentes meios de transporte. Os pais deixam/buscam seus filhos. Nas escolas primárias japonesas, as crianças caminham de casa para a escola em grupos. No Brasil e no Peru, a temporada de verão é o oposto do Japão, as férias de verão começam depois do término do ano letivo e não há dever de casa. No Japão, as férias de verão começam no meio do ano letivo e há muito dever de casa. No Japão, o professor responsável pela turma visita a casa dos alunos e conversa com os pais sobre a escola e a vida cotidiana dos filhos. Há também uma reunião entre pais e professores, os pais vão à escola e conversam com os professores e compartilham os problemas das crianças.O sistema de vida escolar no Japão é diferente em muitos aspectos daquele do Brasil e do Peru. Mesmo pequenas diferenças podem levar a mal-entendidos e problemas sérios. O conhecimento dos pais sobre as escolas japonesas também ajuda a apoiar os sentimentos dos filhos.
O "Gunma Gaikokujin One Stop Center" telefone 027-289-8275、atende de segunda a sexta-feira das 9:00 ás 17:00 horas. Recebemos consultas à respeito da vida diária em diversos idiomas. A transmissão de hoje esta disponivel para ler ou ouvir na seguinte página da internete,
https://jp-ed-gcommunity.jimdofree.com/
A próxima transmissão está programado para sexta-feira dia 21 de marco ás 8:05 hs. da manhã, 5 minutos de transmissão. Contamos com sua audiência. Um bom dia para todos.